segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Flocos de carinho


Havia uma pequena aldeia onde não existia dinheiro. Tudo o que as pessoas precisavam para viver feliz elas obtinham trocando CARINHO umas com as outras, simbolizado por um floquinho de algodão.

Era comum as pessoas darem seus floquinhos sem querer nada em troca, pois sabiam que receberiam outros num outro momento, outro dia.

Uma bruxa, que vivia fora da aldeia, convenceu um garoto a não mais dar seus floquinhos. Desta forma ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria tudo o que quisesse. Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar seus floquinhos e em pouquíssimo tempo sua casa estava repleta deles, ficando até difícil de se mexer ali.

Quando se deu conta, a cidade já não tinha mais CARINHO. E em seu lugar apareceram coisas ruins como a GANÂNCIA, ROUBO, ÓDIO, XINGAMENTO, INDIFERENÇA.

O menino foi o primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO e foi procurar a velha para dizer-lhe umas boas, mas não a encontrou. Disposto a reparar o mal, pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos nela e caminhou pela cidade disposto a distribuí-lo graciosamente a todos. Mas as pessoas não recebiam CARINHO a tanto tempo que o olhavam com DESCONFIANÇA.

Por fim, conseguiu distribuir todos eles, mas não recebeu nenhum de volta e ficou um dúvida se tinha feito a coisa certa. Foi quando a ESPERANÇA apareceu e disse-lhe que continuasse até que todos voltassem a se lembrar da importância de dar e receber CARINHO. Ao que ele respondeu: - Não tenho mais CARINHO para dar, minha carriola está vazia.

Tem sim, disse-lhe a ESPERANÇA, sua carriola pode estar vazia, mas seu coração, com certeza, está cheio.

- É verdade, disse o menino, já não me sinto mais triste e sozinho, que mistério é esse?

- Ao distribuir CARINHO, você estava semeando uma boa semente, e todos o que semeiam uma semente tão boa como esta, certamente colherão em abundância.

Aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6.7

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vale de ossos secos


As vezes parece que e tudo tão em vão

Que os frutos nunca vão crescer

Que as flores não vão desabrochar

Que o inverno congelara pra sempre

E o verão queima todos sonhos

E a primavera jamais terá flores de paz

Tantas vezes lamentamos as mãos tão calejadas

Secos! Os pés cansados, já sem força para andar

E do caminho nos perturbamos cada dia mais

E que tudo de que falamos nem pra nos mesmo

Tem real valor

Nem a mais profunda dor nos faz desmaiar

Nem o grito mais alto parece ser ouvido

Parece tudo tão vão

Já viramos pó

A vida se torna um cadáver

Nada mais parece nos levantar viramos um

Vale de ossos secos...


Ezequiel 37,9 E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

UM BOTÃO DE ROSA


É Dia dos Namorados. Um rapaz entra numa floricultura e pede:
- Por favor, senhor, providencie-me um bouquet de flores. O mais caro que o senhor tiver.
- E que tipo de flores você quer?
- pergunta o florista.
- Qualquer tipo, só quero que seja algo que impressione uma mulher. - Que tal um bouquet de rosas? - Ótimo! - Quer escolher as flores? - Não, escolhe o senhor mesmo! O senhor tem mais prática.
- Está certo! Vai querer um cartãozinho também? - Não, senhor, não tem necessidade. Vou entregar pessoalmente. - Você é quem sabe, mas um cartãozinho sempre ajuda. - Estou muito atarefado hoje... sem cabeça pra escrever, entende? E estou com pressa. Ainda preciso mandar lavar meu carro. Por favor, seja rápido.
Logo após este rapaz ter saído, entra um outro moço na loja. Olha aqui, olha alí, compara os preços, indeciso. - Pois, não, moço. Em que posso ajudá-lo? - Senhor, preciso muito comprar algo especial para uma moça mais especial ainda, mas tenho pouco dinheiro. O senhor tem alguma sugestão? - Dê-lhe um botão de rosa. Eu faço uma embalagem bem bonita. Garanto-lhe que ela vai gostar! - Boa idéia! Posso escolher a flor? - Claro, amigo. Fique à vontade. Vai querer um cartãozinho também? - Não sei se meu dinheiro dá...
- A gente dá um jeito,
disse-lhe o florista, piscando para ele. - É sua namorada?
- Ainda não... mas, se Deus quiser, vai ser! Eu daria um braço por ela.
- Boa sorte!
- Obrigado.
Quando o rapaz foi embora, o florista ficou mentalmente comparando os dois jovens. Se ele tivesse uma filha, gostaria que ela encontrasse alguém como este último. Sujeito devotado. Alguns dias depois, o primeiro rapaz volta à loja. - Bom dia, senhor, lembra-se de mim?
- Claro que sim. Mais flores pra namorada?
- Praquela? Não.. que nada! É pra uma outra, aí.
- O quê houve com aquela?
- Ih... o senhor nem imagina... ela deu uma olhadinha no buquet que eu comprei aqui com o senhor e o devolveu pra mim na mesma hora. Fiquei tão bravo que o joguei no lixo... da casa dela!
- Mas, o quê houve, meu amigo?
- Sei lá, a única coisa que ela me disse foi que não podia aceitar minhas flores porque estava apaixonada por um botão de rosa. Dá pra entender?
- É coisa de mulher!
- É verdade! O senhor tem razão, é coisa de mulher.


'Ser simples e ser incrivel'...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

SONHE, MAS DÊ A DEUS O DIREITO DE SONHAR, TAMBÉM!


Queremos que tudo aconteça conforme planejamos!
Não é assim? Traçamos uma linha reta do ponto de partida até o ponto final, que, no caso, seria o nosso

objetivo.


Esquecemos de que, como filhos de Deus, temos um Pai que cuida de nós. E nem tudo o que queremos é o que Ele quer para nós.


Não aceitamos obstáculos, não aceitamos lutas, não aceitamos retaliações, não aceitamos interferências; temos um sonho, mas Deus também tem o Seu sonho para nós.


Ninguém que serve a Deus é fruto do acaso. Não nascemos devido ao mal funcionamento de uma pílula anticoncepcional, nem tão pouco somos fruto de um

método contraceptivo que falhou. Creio que todos nascemos por indicação e escolha divinas.


Somos um projeto de Deus, o povo Seu. Ele, e só Ele, tem direito legal sobre as nossas vidas, então: dê a Deus o direito de sonhar um sonho para você.


Não brigue com o Senhor, não discuta com Ele, não desanime na peleja. Aceite o plano que Deus tem para você. Aceitar faz parte do projeto. Sofrer? Parece ser o

veículo mais seguro de nos levar até à presença do Pai dos Sonhos.


Todos os que têm uma chamada divina trazem em suas almas, e até no corpo, as marcas do sofrimento. Por que? Por que faz parte do projeto que Deus tem para você.


Deus não quer criar filhinhos-de-papai, que não darão valor no que receberam, porque todas as coisas vieram de mão beijada. Fazem parte do plano as lutas, as provações (que, no momento, parecem ser do inimigo) mas que serão fundamentais no ato de moldar aqueles que são chamados. Sim, Deus está moldando você!


Na vida do cristão o que não acontece a mando de Deus, acontece com a permissão dEle.


Deus "sonha" com "alguém" que Lhe abra as portas para poder moldar-lhe, ajustar-lhe, e fazer desse alguém um grande campeão!


Livro O SONHO DO HOMEM E O PROJETO DE DEUS Autor Pr. Marcos Feliciano

terça-feira, 14 de junho de 2011

O QUEBRADOR DE PEDRAS


Era uma vez um sujeito muito simples, que ganhava a vida quebrando pedras.

Ele tinha saúde, emprego, família, mas, vivia permanentemente insatisfeito.

Um dia ele passou em frente a casa de um homem muito rico e importante e sentiu um terrível inveja ao vê-lo cercado de bens valiosos e pessoas importantes.

Ah... como ele queria ser como aquele homem!

Então, inexplicavelmente, como num passe de mágica... plim! Ele foi colocado no lugar do rico.

Mas, quando ia começar a usufruir o luxo e o poder, passou em frente daquela casa um importante general, montado num magnífico cavalo, e todos se curvavam diante dele. O quebrador de pedras novamente sentiu inveja e desejou ser aquele general e, mais uma vez, plim! Lá estava ele, em cima do cavalo.

Mas, quando ia começar a desfrutar o prestígio do general, caiu do cavalo, devido ao forte calor do sol do meio-dia. Então, ele invejou o sol e... plim!

Mas, quando ia começar a experimentar todo o poder de seus raios, uma nuvem escura veio e tapou-lhe a visão e interrompeu seus raios. Invejou a nuvem escura e... plim!

Mas, quando ia começar a tapar os raios do sol, passou um forte vento e jogou a nuvem pra longe. Invejou o vento e... plim!

Mas, quando ia começar a jogar nuvens escuras para bem longe, uma montanha quebrou o vento. Invejou a montanha e... plim! Tornou-se a montanha.

Ah... agora, finalmente, parece que ficou satisfeito, pois, parecia-lhe que, em todo o mundo, nada era mais poderoso que uma grande e inabalável montanha.

Mas, foi neste pequeno e único momento de satisfação que ele ouviu um som que lhe era bastante familiar, o som de uma pesada marreta de ferro manejada com habilidade por um musculoso quebrador de pedras, quebrando a montanha devagarinho.

Porque também nós éramos outrora insensatos,
desobedientes, extraviados, servindo
a várias paixões e deleites, vivendo em malícia
e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.

Tito 3.3


sexta-feira, 10 de junho de 2011


Seu amor me persegue


Quando eu me afasto de ti eu sinto teu amor me perseguir
Quando dou as costas a ti, vejo o senhor correndo pra estar a minha frente.
Quando não quero nem falar, sinto o senhor recostar-se no meu peito pra ouvir meu coração.
Pois tu estas interessado em mim
Pois tu estas apaixonado por mim
E nada do que eu faça mudara seu amor
Tu não desistiras, não desanimaras.
Ate me ter em teus braços...
(Então) correrei , correrei , correrei para o teu amor
Te abraçarei , te abraçarei com toda a minha força


E o tempo tem vencido minha paixão


Rendido estou como um nevoeiro diante do sol da manha.
Estou a respirar ... mas vivo não estou.
Parece que a vida fugiu de mim.
Parece que o céus se fecharam e não há mais sol
Parece que o frio chegou e não há mais fogo
E o tempo tem vencido minha paixão
Mas eu sei que tu viras bem no meio da minha escuridão ..
Eu confio em ti Senhor Faz em mim o teu querer!!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

A ILHA DOS SENTIMENTOS


Era uma vez uma ilha onde moravam os sentimentos.

Num dia de muita tempestade a ilha toda foi inundada e cada um procurou salvar-se como pode.

O AMOR, no entanto, não se apressou, pois queria ficar um pouco mais com sua ilha tão querida. Mas a situação ficou feia e ele começou a se afogar.

Ao ver a RIQUEZA passando em seu luxuoso iate, pediu ajuda: - Não posso levar você, não cabe. Meu barco está cheio de ouro e prata!

Ao ver a VAIDADE passar, também pediu ajuda: -Não posso, você está todo sujo e vai sujar meu barquinho!

Ao ver a TRISTEZA passar, também pediu ajuda: -Ah! AMOR, estou tão triste... prefiro ficar sozinha!

A INDIFERENÇA nem sequer respondeu ao seu pedido de socorro.

Foi então que passou um velhinho e a socorreu: -Sobe, AMOR, eu levo você. O Amor ficou tão feliz e aliviado que até se esqueceu de perguntar o nome do seu benfeitor.

Chegando ao alto de um morro, onde estavam os sentimentos que se haviam salvado, ele perguntou à SABEDORIA: -Quem é aquele velhinho que me salvou?

Ela respondeu: -O TEMPO. Somente o TEMPO é capaz de dar valor a um grande AMOR.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

A PRINCESA ESQUECIDA


Era uma vez uma princesa muito bela e sensível, que apesar de ter vários pretendentes, nenhum a pedia em casamento, porque ela tinha um problema: era esquecida.

No entanto, não era de tudo que ela se esquecia. Na verdade, ela se esquecia de apenas uma coisa: que havia se apaixonado no dia anterior.

Isso obrigava os rapazes a ter que reconquistá-la todos os dias.

Apesar desta tarefa não ser muito difícil (pois ela se apaixonava com facilidade), eles tinham medo.

Finalmente, apareceu um pretendente muito determinado, e se casou com ela.

Quando eles fizeram cinco anos de casamento, o rei fez uma grande festa e, ao ver sua filha feliz e radiante, mais linda do que nunca, perguntou ao rapaz:
- Aquele problema da minha filha... bem, vocês estão conseguindo superar? Não tem atrapalhado o casamento de vocês?

- Não, meu rei, ao contrário. Ter que reconquistá-la todos os dias não é um problema, é uma benção. É a força do nosso casamento.

Maridos, vivei com elas com entendimento,
dando honra à mulher, como vaso mais frágil.

I Pedro 3.7

sábado, 21 de maio de 2011

Vasos Quebrados


Era uma vez um depósito de vasos quebrados.

Ninguém se importava com eles. Eles mesmos não se importavam por estar quebrados, ao contrário, quanto mais quebrados ficavam, mais eram respeitados pelos outros.

Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio dos vasos quebrados, mas, por ser diferente dos demais, de imediato ele foi rejeitado e hostilizado.
Justo ele, que tinha uma necessidade miserável de ser aceito.

Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, não deu certo. Depois, procurou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo na barriga, mas, também foi repelido. Tentou uma terceira vez, com os vasos que estavam trincados na base, mas, não adiantou.

Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir um ferimento, um risco, uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ninguém tinha força bastante para quebrar os outros. Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho.

E foi isso mesmo que ele fez. E conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados.

Ficou feliz, realizado, mas, não por muito tempo, pois, logo começou a se incomodar com uma outra necessidade, a de ser respeitado pelos demais vasos quebrados.

Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó.

E deixou de ser vaso!

Não vos enganeis. As más companhias
corrompem os bons costumes.

I Coríntios 15.33

domingo, 15 de maio de 2011

O circulo do Amor




Ele quase não viu a senhora com o carro parado no acostamento, mas percebeu que ela precisava de ajuda. Assim, parou o seu carro e se aproximou.

O carro dela cheirava à tinta de tão novinho.

Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, ela ficou preocupada. Ninguém tinha parado para ajudar durante a última hora.

Ele iria aprontar alguma coisa? Ele não parecia seguro; parecia pobre e faminto.

Ele pode ver que ela estava com muito medo e disse: “- Eu estou aqui para ajudar madame. Por que não espera no carro onde está quentinho? A propósito, meu nome é Bryan".

Bem, tudo o que ela tinha era um pneu furado, mas, para uma senhora, era ruim o bastante.

Bryan abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo ele já estava trocando o pneu. Mas, ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos.

Enquanto ele apertava as porcas da roda ela abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era de St. Louis e só estava de passagem por ali. Disse que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda.

Bryan apenas sorriu, enquanto se levantava.

Ela perguntou quanto devia (qualquer quantia teria sido muito pouco para ela). Já tinha imaginado todas as terríveis coisas que poderiam ter acontecido se Bryan não tivesse parado.

Bryan não pensava em dinheiro. Aquilo não era um trabalho para ele. Gostava de ajudar quando alguém tinha necessidade. Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo. Ele respondeu:

“- Se realmente quiser me reembolsar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda de que ela precisa”. E acrescentou: “... e pense em mim”. Ele esperou até que ela saísse com o carro e também se foi.

Tinha sido um dia frio e deprimido, mas ele se sentia bem, indo para casa, desaparecendo no crepúsculo.

Algumas milhas abaixo a senhora encontrou um pequeno restaurante. Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante um tanto sujo. A cena inteira era estranha para ela.

A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso. Um sorriso que, mesmo depois de um dia inteiro de trabalho com os pés doendo, não pode apagar.

A senhora notou que a garçonete estava com quase oito meses de gravidez, mas ela não deixou a tensão e as dores mudarem sua atitude.

A senhora ficou curiosa em saber como alguém que tinha tão pouco na vida podia tratar tão bem a um estranho. Então se lembrou de Bryan.

Depois que terminou a refeição, enquanto a garçonete buscava troco para a nota de cem dólares, a senhora se retirou. Já tinha partido, quando a garçonete voltou. A garçonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo, sob o qual tinha mais 4 notas de cem dólares.

Havia lágrimas em seus olhos quando leu o que a senhora havia escrito.

Dizia: “Alguém me ajudou uma vez e da mesma forma eu a estou ajudando. Se você realmente quiser me reembolsar, não deixe este círculo de amor terminar em você”.

Bem. Havia mesas para limpar, açucareiros para encher e pessoas para servir. Aquela noite, quando foi para casa e deitou-se na cama, ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixara escrito.

Como pode aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam disto?

Com o bebê para o próximo mês, como estava difícil. Ela virou-se para o preocupado marido que dormia ao lado, deu-lhe um beijo macio e sussurrou:

“- Tudo ficará bem, meu amor. Eu te amo Bryan”.

Pense nisso, e não feche esse círculo de amor.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quem cochicha o rabo espicha


Dois amigos encontraram um urso na estrada. O primeiro subiu numa árvore e se escondeu.

O outro usava muleta e, não podendo fugir, resolveu se jogar no chão e se fingir de morto.

O animal chegou perto, cheirou as orelhas dele e foi embora (dizem que urso não mexe com quem está morto).

O que estava na árvore desceu e perguntou ao companheiro o que o urso tinha cochichado em seu ouvindo:
- Ele me disse para não viajar mais com quem abandona os amigos na hora do perigo.


Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
Salmo 41.9

sábado, 16 de abril de 2011

Os Tres Conselho...


Um casal de jovens recém casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez uma proposta à esposa:

- Querida eu vou sair de casa e vou viajar para bem distante, arrumar um emprego e trabalhar até que eu tenha condições de voltar e dar a você uma vida mais digna e confortável.
Não sei quanto tempo vou ficar longe de casa, só peço uma coisa: que você me espere e, enquanto eu estiver fora, seja fiel a mim que eu serei fiel a você.
Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudar em sua fazenda.
Ele se ofereceu para trabalhar, e foi aceito. Sendo assim, le propôs um pacto ao patrão:

- Patrão eu peço só uma coisa para o Senhor.
Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que eu devo ir embora o Senhor me dispensa das minhas obrigações.
Não quero receber o meu salário.
Quero que o Senhor o coloque na poupança até o dia que eu sair daqui. No dia em que eu sair o Senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho.

Tudo combinado, aquele jovem trabalhou muito, sem férias e sem descanso.

Depois de vinte anos ele chegou para o seu patrão e lhe disse:

- Patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.
O patrão então lhe disse:

- Tudo bem, nós fizemos um pacto e eu vou cumprir, só que antes eu quero lhe fazer uma proposta. Curioso ele pregunta qual a proposta e seu patrão lhe diz:

- Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.
Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro.
Vai pro seu quarto, pensa e depois me dá a resposta.
O rapaz pensou durante dois dias depois procurou o patrão e lhe disse:

- Eu quero os três conselhos.
- Se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro.
- Eu quero os conselhos.

O patrão então lhe falou:

1º "Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida";

2º " Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal
pode ser mortal";

3º " Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode
se arrepender e ser tarde demais";

Após dar os três conselhos o patrão disse ao rapaz que já não era tão jovem assim:

- Aqui você tem três pães, dois são para você comer durante a viagem e o terceiro é para comer com a sua esposa quando chegar em sua casa.

O rapaz seguiu o seu caminho de volta para casa, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Andou durante o primeiro dia e encontrou um viajante que o cumprimentou e lhe perguntou:

- Pra onde você vai?

- Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada.

- Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez vezes menor e você vai chegar em poucos dias.

O rapaz ficou contente e começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho do seu patrão:

"Nunca tome atalhos em sua vida,

caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida".
Então voltou e seguiu o seu caminho. Dias depois ele soube que aquilo era uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, achou uma pensão na beira da estrada onde pôde hospedar-se. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor e muito barulho. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para sair.
Quando lembrou do segundo conselho:

Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal". Voltou, deitou-se e dormiu.
Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que sim
- Então por que não ver o que era, não ficou curioso?
Ele disse que não. Então o hospedeiro lhe falou:

- Você é o único que sai vivo daqui, um louco gritou durante a noite e quando os hóspede saia ele o matava.
O rapaz seguiu seu caminho e depois de muitos dias e noites de caminhada, já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça da sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta da sua esposa.
O dia estava escurecendo, mas ele pode ver que a sua esposa não estava só.
Andou mais um pouco e viu que ela tinha sentado no colo de um homem a quem estava acariciando os cabelos.
Ao ver aquela cena o seu coração se encheu de ódio e amargura e ele decidiu matar os dois sem piedade.
Apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho: "Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais". Então ele parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo. Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse:

- Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes eu quero dizer para a minha esposa que eu fui fiel a ela. Dirigiu-se à porta da casa e bateu.
Ao abrir a porta esposa reconhece o seu marido e se atira ao seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue, tamanha a felicidade dela. Então com lágrimas ele lhe diz:
- Eu fui fiel a você e você me traiu.
- Como? __ e ainda espantada diz_ Eu não lhe traí, o esperei durante esses vinte anos.
- E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?
- Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora eu descobri que estava grávida e hoje ele está com vinte anos de idade.
Então ele conheceu e abraçou seu filho, contou-lhes toda a sua história enquanto a esposa preparava o café e sentaram-se para tomar o café e comer o último pão.
Após a oração de agradecimento e lágrimas de emoção ele parte o pão, e ao parti-lo, ali estava todo o seu dinheiro...!

Autor desconhecido

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Para Deus não a Impossivel!!


O propósito de Deus é ouvir todas as nossas orações. Temos que ter a consciência que as vezes surgem obstáculos que farão de tudo para que não sejamos respondidos por Deus.E, se não formos guiados pelo Espírito Santo, a incredulidade, a falta de fé , e por que não dizer pessoas que se dizem amigos, mas que na verdade são usadas pelo mal, sem perceber matam, roubam os nossos sonhos. Na palavra de Deus, afirma que existem planos ao nosso respeito.E, que todos se cumpriram, no tempo estabelecido por Deus, pois um dia para nós é mil anos para Deus, ou vice versa. O fato é que, a ansiedade e a falta de fé, muitas vezes, faz com que façamos coisas achando que são as certas, mas passam-se os anos, verificamos que se estivéssemos esperado no Senhor, não teríamos sofrido, perdido amigos, perdido a saúde, pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus, é a vida eterna. Deus havia feito promessas a Abrão. Este estava com setenta e cinco anos, quando o Senhor falou: de ti farei uma grande nação. Abrão não duvidou, continuo crendo e agradecendo a Deus. Imagino que por onde ele andava, ele falava: Deus irá me dar muitos filhos, serei pai de muitas nações. Muitos olhavam e de repente falavam: um homem velho, uma mulher estéril, isto é impossível. Pois bem Deus renovou a aliança, mudando os nomes destes para Abraão e Sara, e concretizando o fato depois de vinte e cinco anos. Percebemos que não tem nada a ver questionarmos uma profecia, ou até mesmo uma promessa, não podemos deixar que conclusões erradas caiam no coração, pois a boca fala do que o coração está cheio. Se você falar: estou curado, mesmo que naquele momento esteja enfermo, saiba que a qualquer momento a cura pode ocorrer. Lembre-se Abraão e Sara tiveram o filho depois de vinte e cinco anos. Eles tiveram de tudo para não acreditarem, para duvidarem. Houve momentos que Sara riu, não acreditando. Mas o que fez com que a promessa se cumprisse, foi a conclusão certa que eles tiveram.
Desta forma saiba que, o que vence o mundo é a nossa fé, e esta vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. (Hebreu 11:06).
Deus não tem prazer naquelas pessoas que recuam, mas o simples fato de estarmos com os nossos corações abertos, dispostos a ouvir os testemunhos, as orações e a palavra de Deus, significa que o sobrenatural de Deus pode ocorrer em sua vida a qualquer momento, pois muitos são os planos do coração do homem, mas é o propósito do Senhor que permanecerá. (Pv 19:21-23).
Creia, acredite, tudo tem o seu tempo determinado. (Eclesiastes 3:1).
O Pai nos conhece desde os tempos eternos. (II Timoteo 1:9).
Nenhum dos seus planos podem ser impedidos. (Jô 42:2).

Pois nada é impossível para Deus.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Amor ou Amizade?



A relação amor e amizade é muito difícil de se diferenciar por ser sentimentos muito próximos. Essa pergunta o homem vem tentando responder a séculos. Já dizia o filosofo Platão “o ideal do amor é a amizade em excesso”. No entanto esse excesso de amizade pode provocar sofrimento quando um dos amigos vive um amor não correspondido.
Os amigos tem muitos pontos comuns, são idéias, valores, vontades em comum, com isso, algumas pessoas se apaixonam pelo melhor amigo (a). Todos nós temos um sentimento vazio e o amor vem para preencher esse sentimento nato do ser humano na qual o mesmo não consegue encarar sozinho e para preencher isso acaba se apaixonando pela pessoa que te faz bem.

Se quer ter a certeza de que não está confundindo o que sente pelo seu amigo, preste atenção em como você se comporta ultimamente:

• Falar sobre o garoto o dia todo não significa que esteja, necessariamente, apaixonada. Isso pode acontecer porque vocês passam muito tempo juntos, é normal. Mas preste atenção: você fala apenas sobre ele ou os outros colegas são citados tanto quanto? O que, exatamente, diz sobre o menino? Se respondeu que fala somente dele e que, nas conversas, só há elogios, então, é quase certo que você está apaixonada.

• Querer estar com ele mais do que com os outros amigos da turma também é um sinal de que o seu coração está batendo mais forte pelo menino. Por exemplo: acontece uma festa de um colega da classe, mas o tal amigo não pode ir. Você acha que tudo perde a graça e não se diverte

• Imagine a cena: ele fala que está gostando de outra menina. Se você sentir ciúme e quiser estar no lugar da garota, é batata: ele é mais do que um amigo.

• Outro sinal: o nervosismo. De uns tempos pra cá, você começou a suar frio, a gaguejar e até ficar meio sem graça quando ele chega perto? Se seu coração disparar, então, pode apostar: você está mesmo gostando do garoto.

E agora?

Se você não detectou nenhum dos sintomas que citamos, então, ele é apenas um amigão. Mas, se chegou à conclusão de que gosta do menino, por que não curtir esse sentimento? Muitos namoros nascem de uma grande amizade. E não há mal nenhum em paquerar o seu amigo. Mas cuidado ao sair se declarando. Observe as atitudes dele, veja se também está interessado. Se estiver, lindo! Se não, essa amizade até pode acabar assim que você disser que gosta dele. Caso isso aconteça, é sinal de que não era tão seu amigo, pois não soube respeitar os seus sentimentos. Mas se compreender tudo e disser, com jeito, que não sente o mesmo, mas quer continuar a amizade, comemore: é uma pessoa bem especial.

E Quando o apaixonado e Ele ?

E se for o seu amigo que se apaixonou? Caso você não esteja interessada, veja o que fazer para dispensá-lo sem acabar com essa amizade legal:

• Não dê esperanças se não estiver a fim dele, ainda que você não queira magoá-lo. Por outro lado, também não precisa tratá-lo mal, só para que ele desencane. Isso vai machucar o coraçãozinho dele.

• Se ele fizer alguma declaração, seja compreensiva. Afinal, você poderia estar no lugar do garoto. Explique quanto você gosta dele, mas como amigo, e que não gostaria de perder a amizade de vocês por causa disso.

• Não fuja do garoto como se ele estivesse com alguma doença contagiosa. Entenda que ele só quer ficar próximo e que, antes de saber que ele estava apaixonado, vocês eram muito amigos.

E se for o seu amigo que se apaixonou? Caso você não esteja interessada, veja o que fazer para dispensá-lo sem acabar com essa amizade legal:

• Não dê esperanças se não estiver a fim dele, ainda que você não queira magoá-lo. Por outro lado, também não precisa tratá-lo mal, só para que ele desencane. Isso vai machucar o coraçãozinho dele.

• Se ele fizer alguma declaração, seja compreensiva. Afinal, você poderia estar no lugar do garoto. Explique quanto você gosta dele, mas como amigo, e que não gostaria de perder a amizade de vocês por causa disso.

• Não fuja do garoto como se ele estivesse com alguma doença contagiosa. Entenda que ele só quer ficar próximo e que, antes de saber que ele estava apaixonado, vocês eram muito amigos.

• Evite ficar falando sobre outros meninos só para ele se tocar. Isso também magoa. É sempre melhor falar abertamente..


Mas nao se preocupe se amor ou amizade se for de Deus sera deixa que Deus da um jeitinho busque em oraçao que ele ouve e sabe que se passa em seu coração.
'Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: (Eclesiastés 3, v1)
(=

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O preço do Amor...


Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito. Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:

- Cortar a grama do jardim: R$3,00
- Por limpar meu quarto esta semana R$1,00
- Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00
- Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia àscompras R$2,00
- Por tirar o lixo toda semana R$1,00
- Por ter um boletim com boas notas R$5,00
- Por limpar e varrer o quintal R$2,00
- TOTAL DA DIVIDA R$16,00
A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa.
Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
- Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA
- Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA
- Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA
- Pelo medo e pelas preocupações que me esperam -NADA
- Por comidas, roupas e brinquedos - NADA
- Por limpar-te o nariz - NADA
- CUSTO TOTAL DE MEU AMOR - NADA
Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.
Olhou nos olhos da mãe e disse: "Eu te amo, mamãe!!!"
Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:
"TOTALMENTE PAGO".
Assim somos nós adultos, como crianças, querendor recompensa por boas ações que fazemos.
É difícil entender que a melhor recompensa é o AMOR que vem de Deus.
E para nossa sorte é GRATIS. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas!
Que DEUS, abençôe todos vocês no dia de hoje (e sempre), e não devemos esquecer do AMOR universal que nos é cedido pelo PAI !

domingo, 10 de abril de 2011

O Amor..



O amor, num sentido amplo, é um forte sentimento de apego. O amor gera desejos positivos e construtivos capazes de nos levar a sacrifícios cotidianos que em condições normais só faríamos por nós mesmos.

Nunca diga eu te amo se você não for capaz de compreender este alguém que você diz amar. Falar que ama ainda não é viver o amor. É bom que o outro saiba que é amado. Mas acredite: muito mais importante é viver o amor. E o verdadeiro amor consiste em querer a felicidade do outro, mesmo quando a nossa ainda não existe.

Perdemos o verdadeiro sentido do amor. Vivemos num egoísmo de achar sempre desculpas para vermos nossas vontades satisfeitas. Não existe mais o interesse em ajudar o outro, mas em ser sempre ajudado, mesmo que isso implique em fazer alguém infeliz. Talvez seja por isso que muito dizem não saber mais amar. Na verdade nunca amaram. Viveram um sentimento egoísta, passageiro.

Quem ama se dá ao outro sem nada esperar em troca. O amor não é posse: é doação. Dedicar todo o tempo que temos para fazer alguém feliz. Aquele que só enxerga no outro um meio de satisfazer seus desejos, mostra que não ama. Se o amor é doação ele só consegue sobreviver quando no relacionamento existe partilha deste sentimento. Devo me amar, mas amar de verdade também o outro.

Alguém já dizia que quando se planta amor, se colhe amor. Se você amar, o amor que você amou voltará pra você em forma de amor. Onde não há frutos, faltou o amor. Tudo que é apressado é mal feito. É preciso tempo, espera e renuncia para se amar de verdade. E só quem consegue plantar o verdadeiro amor colherá os frutos deste amor-doação.

Se eu amo, eu compreendo. Não critico no outro aquilo que ainda está errado em mim.

Se eu amo, eu aceito o outro como ele é. Não vivo querendo que outro seja igual a mim.

Se eu amo, eu perdôo. Entendo as fraquezas do ser amado e me proponho a compreender seus momentos de queda.

Se eu amo, eu sou verdadeiro. Não preciso fingir ser outra pessoa para agradar o outro.

Se eu amo, eu sou paciente. Os melhores frutos são aqueles que tiveram a oportunidade de amadurecer no tempo certo.

Ame e sua vida terá sentido. Mas faça de tudo para que o seu amor não seja fingido. Se a verdade for a sua companheira, o amor será o seu melhor amigo.

Definições Bíblicas de Amor:

  • Segundo o apóstolo Paulo, “o amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (I coríntios 13: 4-7).
  • Segundo o apóstolo João, Jesus Cristo disse a seguinte frase: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15: 12-13).

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Até onde vamos...



Não se deve amar o mundo

15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. (João 3 :15,16 e17)


O amor aos irmãos e o ódio ao mundo

11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros,
12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.
13 Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia.
14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.
15 Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
17 Quem, pois, tiver bens do mundo e vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?
18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.
19 Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranquilizaremos o nosso coração;
20 porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus;
22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
23 Ora, o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.
24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. (João 3:11 a 24 )

Espera no senhor
Mesmo quando a vida pedir de ti mais do que podes dar
E o cansaço já fizer teu passo vacilar

Espera no senhor
Mesmo se a solidão teu peito machucar
E te der vontade de ir embora e tudo abandonar


Espera no senhor
Há um Deus que te ama e ele tudo pode transformar
Seu amor te sustentará, espera n'Ele
E ele tudo fará, tudo fará

Espera no senhor
Mesmo se o coração angustiado está
Por ver alguém que amas longe do Senhor andar

Espera no senhor
Mesmo que suas promessas demorem a se cumprir
E a vontade dele seja sacrifício para ti
Eliane ribeiro- Espera no Senhor

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Maior é o que está em mim...


No final de tudo eu vou poder dizer

Que lutei o bom combate

Acabei a carreira, guardei a fé

Hei terminar minha batalha em pé

Um dia desses que eu não sei ao certo qual é

Isso acontecerá até lá não deixarei de acreditar que maior é o que está em mim

Do que o que está no mundo

Sendo assim enfrento tudo,

tornou-se limpo o imundo

O excluído agora é aceitável

Fortaleceu o frágil

Imaginável

É o que ainda se reserva para os que crêem

Maravilhas e vitórias dignas de um Rei

Então buscarei quantas vitórias eu puder a Ele dedicarei

Por que por intermédio é que as obtive

Mesmo nos dias de crises, dias infelizes

Trarei o recordo que meu Deus vive e não está morto

Seu espírito habita meu corpo

Eu estou nEle e Ele em mim

quinta-feira, 10 de março de 2011

O sorriso


É tão fácil sorrir! Tudo fica mais agradável se em nossos lábios houver um sorriso.Tudo fica mais fácil se houver nos lábios dos que convivem conosco um sorriso sincero.

Alguns de nós pensamos que só devemos sorrir para as pessoas com as quais simpatizamos. São tantas as que cruzam o nosso caminho diariamente... Algumas com o semblante carregado por levar no íntimo as amarguras da caminhada áspera.

Poderemos colaborar com um sorriso aberto, no mínimo, para que essa pessoa se detenha e perceba que alguém lhe sorri, já que o sorriso é um alento. O sorriso é uma arma poderosa, da qual nos podemos servir em todas as situações.

Se ao levantarmos pela manhã, cumprimentarmos os familiares com um largo sorriso, nosso dia certamente será melhor, mais alegre. Se ao entrarmos no elevador saudarmos com um sorriso os que seguem conosco, ao invés de fecharmos o rosto e olharmos para cima ou para baixo, na tentativa de desviar os olhares, com certeza o nosso dia será mais feliz. Porque, todos nos verão com simpatia e nos endereçarão energias salutares.

Não custa nada e rende muito...
Enriquece quem recebe,
sem empobrecer quem dá...
Dura somente um instante,
mas seus efeitos duram para sempre...
Ninguém é tão rico que dele não precise...
Ninguém é tão pobre que não possa dar a todos...
Leva a felicidade a todos e a toda parte...
É o símbolo da Amizade da boa vontade...
É o alento para os desanimados,
repouso para os cansados,
raio de sol para os tristes,
ressurreição para os desesperados...
Não se compra, não se empresta...
Nenhuma moeda do mundo pode pagar o seu valor...
Não há ninguém no mundo que precise
tanto de um sorriso,
como aquele que não sabe mais sorrir...


terça-feira, 1 de março de 2011

Tudo tem o seu tempo! (Espere no SENHOR!!)


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:01

Estive refletindo sobre essa passagem e parei para pensar, o que Salomão quis nos dizer com ela?
Na Bíblia está escrito que não houve nem haverá ninguém tão sábio quanto Salomão, e uma das tarefas dele era julgar e decidir questões difíceis (o mais célebres desses julgamentos é o das duas mães em). Acho que muitos desses julgamentos demandavam tempo e paciência e Salomão pode observar o comportamento das pessoas, muitas com pressa e desesperadas por solução.
Não sou psicólogo mas acho q essa pressa é decorrente de nossa vida finita e limitada, afinal não sabemos nem o que acontecerá daqui a alguns segundos quanto mais o que acontecerá amanhã ou daqui a vários dias, ou meses, ou anos.
Por mais paradoxal que seja, essa imprevisibilidade é o que deveria nos fazer ter paz. Como assim? Jesus disse em Mateus 6:25-34 que não devemos andar ansiosos ou preocupados com o dia de amanha, afinal podemos acrescentar algo a ele?
TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO! Não devemos ficar ansiosos querendo que nosso milagre ou nossa vitória ou nossa bênção chegue em momentos pré-determinados de nossa vida, ou quando acharmos melhor, ou quando bem desejamos. Deus conhece nosso coração e sabe o que é melhor para nós.
Uma analogia, meio boba confesso, que costumo fazer é a do pai, sensato claro, que não daria um carro para o seu filho de 12 anos, mesmo que esse soubesse dirigir, afinal seu filho não está preparado para responsabilidade. Com Deus funciona da mesma forma, você só receberá sua bênção quando estiver pronto para ela, e no tempo determinado.
Mas eu estou pronto, eu tenho certeza que estou pronto. Você deve estar dizendo isso, né? Sabe muitas vezes pensamos isso, mas será que estamos mesmo prontos para receber o que temos? Na Bíblia vemos vários exemplos de pessoas que baixaram a guarda em momentos de vitória e acabaram por fazer algo não muito bom, cito alguns: Davi e Batseba, os filhos de Eli e o próprio Salomão. Taí um bom exemplo, Salomão, um homem que apesar de TODA A SUA SABEDORIA se afastou de Deus, mesmo ele tendo afirmado que o temor a Deus é o princípio da sabedoria. Será que você está realmente pronto?
Poderia falar mais sobre estarmos ou não pronto para o nosso milagre, mas acho que vale dizer que ‘Deus nunca se atrasa’ e tudo que Ele faz é no momento correto, então, amado e querido irmão, não se desespere, nem arranque seus cabelos pois ‘há tempo para TODO o propósito debaixo do céu‘.
Espere com paciência em Deus, pois a sua vitória está nas mãos d’Ele.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Colheita


INTRODUÇÃO--** Uma Mulher que foi ao céu... Pensou que iria receber um pacote bem grande – mas recebeu uma caixinha pequena. O anjo lhe disse que no céu só entregavam sementes...

I. SOMENTE VAMOS SEMEAR, SE TIVERMOS UMA VISÃO (UM SONHO) DE NOSSA COLHEITA.
1. Só semeia quem tem sonho, quem tem visão.
2. Existem três tipos de pessoas: os que fazem as coisas acontecerem, os que ficam olhando as coisas acontecerem, e os que nem sabem o que está acontecendo.
3. Visão é uma fotografia de seu futuro preferível. É uma imagem do que você deseja fazer, uma estaca plantada no seu futuro. [Obstáculos].
4. Quando todos os ventos lhe são contrários. Não devemos nos desesperar
5. Quando semeamos sonhamos com a colheita. O poder do sonho (da visão). Enxergamos pela fé o futuro; percebemos o que Deus está fazendo no Seu Reino; identificamos como nos encaixamos nos projetos de Deus.
6. Quatro verdades sobre a visão.
• O que você vê, é o que você será.
(eu preciso mudar...)
• O que você vê é ,o que você pode realizar.
(não atiro para todo o lado)
• Sua visão capacitará você realizar o que parecia impossível.
• Sua visão vai inspirar outras pessoas.

II. VAMOS COLHER AQUILO QUE PLANTARMOS
1. Quem plantar joio ervas daninhas e espinhos não pode esperar nada diferente além de intrigas, desunião e decepções.
2. Quem plantar amor, fé, esperança e verdade colherão frutos próprios para uma vida de vitória.
3. É imprescindível plantar – Na vida, ninguém deixa de plantar algo.
4. Para quem não se conscientizar de que é preciso plantar para depois colher irá ter muitas frustrações. Como colher sem plantar?


III. VAMOS COLHER NO TEMPO CERTO, SE PLANTARMOS TAMBÉM NO TEMPO CERTO.
1. Há tempo para tudo debaixo do céu...
2. A semeadura é um dos processos naturais criado por Deus para geração de vida. Não tem efeito instantâneo. É um processo e como tal exige tempo.
3. Semear exige disposição, perseverança, paciência (não existe colheita instantânea ao plantio).
4. O perigo da cultura microondas – café solúvel – computador.
5. No processo de semear bem para colher bem não podemos exigir que a colheita seja rápida.
IV. VAMOS COLHER ONDE PLANTARMOS
1. No ano novo continuaremos a viver em geografias específicas.
2. Temos espaços vitais. Nossa vida vai se estruturando nesses ambientes. É nesses lugares que temos que plantar:
a) Na família b) No trabalho c) Na Igreja d) Na escola
3. Os grandes traumas têm raízes na família;
* irmã que parou de pregar para o marido
* o filho que deixou de honrar o pai
4. As maiores decepções com a fé se dão no ambiente religioso.
* irmão que reclamava que ninguém gostava dele na igreja, mas não percebeu que nem se quer cumprimentava as pessoas.
5. As grandes frustrações pessoais se configuram no local de trabalho.* outro irmão via o patrão como um bicho...
6. É preciso plantar sementes novas exatamente onde vivemos mais intensamente, pois colhemos, primeiramente onde plantamos primeiro.

V. VAMOS COLHER MAIS DO QUE PLANTARMOS
1. Quem semeia um sonho e o cultiva – colhe realizações
2. Quem semeia a palavra – colhe fé
3. Quem semeia fé – colhe milagres
4. Quem semeia sorriso – colhe alegria
5. Quem semeia amor – colhe uma multidão de amigos.
6. Quem semeia bondade – colhe solidariedade.
7. Quem semeia perdão – colhe paz.
8. Quem semeia generosidade – colhe prosperidade

CONCLUSÃO--Mas, a melhor semente somos nós mesmos - Jô 12. 23-26: “É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem, neste mundo, aborrece a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.